domingo, 20 de março de 2011

Uma Família Diferente, Theresa Schedel

Sinopse: "Este mais recente romance de Theresa Shedel traz-nos de novo ao convívio da família Breça de Miranda - conhecida de todos os que leram A Morte de Uma Senhora-, aos seus afectos e desafectos, às suas singularidades, às suas personagens únicas e cativantes. E é uma personagem muito em particular - o Beto, um garoto de dez anos, sobrinho-neto da tia Margarida da Quinta do Capitão, que vem pôr em alvoroço todo o universo dos Breça de Miranda, desafiando as posições e atitudes mais conservadoras dos seus, ainda incrédulos, parentes. Na verdade, naquele famigerado Verão em que tudo aconteceu, ninguém queria acreditar que o filho da Clara e do Afonso tinha desaparecido, e a frase "o Beto fugiu", repetida, entre o pânico e a perplexidade, pelos vários Breça de Miranda, iria marcar tão-somente o início de toda uma série de acontecimentos absolutamente inéditos, situados algures entre o rocambolesco e o surrealista, que viriam a abalar aquela família. Mas o grande responsável foi o Verão, e mais precisamente o mês de Agosto, verdadeira caixa de Pandora sempre pronta a libertar sabe Deus que vaga alterosa de insuspeitadas paixões e arrebatamentos… Uma Família Diferente é um romance admirável que revela um delicioso e sofisticado sentido de humor."
Gostei. É um livro com bastante sentido de humor, que nos leva a reflectir sobre a degradação que o conceito de família está a sofrer, e que se reflecte no bem-estar das crianças. Apesar de o enredo ser excessivamente inverosímil, apreciei muito o estilo de escrita da autora, que com frases irónicas e incisivas, põe a descoberto as facetas menos boas das suas personagens, quase troçando delas.

3 comentários:

  1. Tens um MEme lá no meu cantinho books. Jinhos AMB

    ResponderEliminar
  2. Car@ Amig@ blogueira/blogueiro,


    Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.

    É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

    No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.

    Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interssante, ajudar a divulgá-la, seja por meio de seu blog, seja repassando esta mensagem para a sua lista de emails.

    Vamos dar continuidade à aventura dos livros!

    Obrigada,


    Giulia Pizzignacco,
    Livrilusão

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos vossos comentários.

    AMB, já respondi a esse meme, mas obrigada de qualquer forma, vou actualizar o post com o teu link.

    Bê, já visitei o site e gostei muito. Vou divulgar.

    ResponderEliminar