domingo, 20 de março de 2011

A Morte de uma Senhora, Theresa Schedel

Sinopse: "«A Morte de Uma Senhora», da mesma autora de «As Casas da Celeste», é um romance de grande qualidade, que alia à riqueza e intensidade dos quadros e das personagens retratados, o bom gosto de uma prosa extremamente elegante e requintada. É uma saga de uma família de tradições aristocráticas, dominada pela força do elemento feminino, que nos vai sendo revelada com um enorme sentido da complexidade e subtileza que envolvem a intimidade familiar, e uma sensibilidade profundamente lúcida e sagaz. Após dez longos anos de ausência, Margarida Breça de Miranda regressa ao seu país, à sua família e ao seu passado. Na Quinta do Capitão, com o seu vasto casarão branco, em plena Estremadura, Lúcia Breça de Miranda, aquela figura pequenina e frágil a quem todos chamam a Capitoa, e que sempre foi o pilar mais sólido de toda a família, aguarda a morte na grande cama de pau-santo, e salva as suas últimas energias para receber, ainda com vida, a filha há tanto esperada. O tempo, impiedoso, vai-se escoando, e há tanto para contar, revelações silenciadas, segredos guardados ao longo dos anos, expectativas, desejos, palavras inauditas que irão alterar para sempre a visão que margarida construiu do pequeno mundo dos Breça de Miranda. Uma obra notável, imbuída de sabedoria de vida, profundamente humana no sentido mais amplo da palavra."

Gostei deste livro. Apesar de não ser uma obra-prima a história é interessante e deu-me um vislumbre de um tipo de sociedade que desconhecia. É curioso "observar tão de perto" uma família que, como esta, mantém hábitos que hoje estão completamente em desuso e princípios morais anacrónicos com uma naturalidade espantosa.

A escrita é simples e fluída. O único problema é a grande multiplicidade de personagens, de que não consegui fixar os nomes, o que me baralhava um bocadinho pois muitas vezes já não sabia quem era quem, tal é a quantidade de tios, primos e sobrinhos Breças que nos são apresentados.

Sem comentários:

Enviar um comentário