quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Paixão Secreta do Inquisidor, Nerea Riesco

.


.

Acabei de ler A Paixão Secreta do Inquisidor, Nerea Riesco. É a autora espanhola que escreveu "No País das Borboletas", que eu adorei.

Deste também gostei bastante. Passa-se no norte de Espanha, no século XVII. Conta a história de Mayo, uma rapariga ingénua que procura incessantemente a sua amiga Ederra, presa pela Inquisição. A sua única pista é o inquisidor Salazar, que segue a uma distância discreta. Paralelamente é-nos contada a história deste inquisidor, que secretamente perdeu a fé em Deus. Aceitou a missão de viajar até ao Norte, assolado por supostos ataques de “bruxas”, pois a sua única esperança é encontrar provas de que as bruxas, mulheres que entregam a sua alma ao Diabo em troca de poderes mágicos e que se dirigem de noite em vassouras voadoras e reuniões secretas com a sua seita, de facto existem. Se Salazar conseguir encontrar provas da existência do Diabo, então saberá que Deus também existe e poderá reencontrar o conforto espiritual de que usufruíra na sua juventude. Contudo, até agora, apenas encontrou embustes, acusações movidas por imaginações prodigiosas e por invejas, em que os seus colegas acreditam, condenado pessoas inocentes á morte pela fogueira.
Este espírito de “mata que é bruxa” também predomina na população. A intolerância em relação aos suspeitos de bruxaria é total. Só para terem uma ideia vou colocar aqui uma passagem que me chocou especialmente. Numa determinada aldeola, junto a uma espécie de grutas que dão para um precipício e que estão conotadas com a bruxaria e as coisas diabólicas em geral, a população adquiriu o hábito de atirar do precipício todos os que se aproximassem das ditas grutas, ao grito de: “Atirem todos que Deus saberá distinguir os misericordiosos!”
Mas o livro é muito mais que isto. É a vida de Mayo e Ederra, percorrendo caminhos e fazendo encantamentos e feitiços (não são inventados, são fórmulas e receitas da época, algumas ainda hoje usadas). É o choque e a sensação de perda de Mayo quando ficou sozinha. Esta parte está tão bem escrita que praticamente pude sentir as mesmas sensações físicas que ela sentiu e a mesma angústia. A forma como o seu mundo mudou quando se apaixonou. É também todo o mundo interior do inquisidor Salazar, as suas dúvidas que foram dando origem a terríveis certezas. A sua própria paixão impossível. E muito muito mais.
Um livro realmente excelente!
.

3 comentários:

  1. Fiquei curiosa pois não tinha ainda ouvido falar deste livro, vou procurá-lo nas BLX...Passa pelo meu blog:
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá. Não vi nenhuma publicidade relativa a este livro em lado nenhum. Nem sequer ao nível de passatempos (que é a forma como conheço quase todos). Deparei-me com ele por acaso na Biblioteca.

    ResponderEliminar
  3. gostei do seu blog !
    ja virei leitor !

    abraços !

    ResponderEliminar