quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Pedra Abençoada, Barbara Wood

.

.
Toda esta obra é um belo desfilar de personagens, vidas e realidades históricas. O livro pretende contar a história da humanidade a partir do percurso de uma misteriosa pedra azul, começando nos tempos mais remotos da pré-história. A pedra, que resultou do embate de um meteoro com a superfície terrestre, nos primórdios do tempo, foi passando de mão em mão ao longo dos tempos, tendo marcado todos os seus donos, pela sua extrema e beleza e pelos poderes mágicos que estes invariavelmente lhe reconheceram.
O livro está dividido em cerca de oito capítulos, cada um contando uma história, num diferente momento do tempo, sendo o denominador comum a presença marcante da pedra, que acaba por influenciar decisivamente, para o bem e para o mal, o destino dos que a têm na sua posse.
Todas estas pequenas histórias me cativaram, pois embora sejam curtas e, por isso, nalguns casos, pouco desenvolvidas, estão escritas de uma forma extremamente emotiva e têm personagens com personalidades bastante singulares e vidas cheias de interesse.
Um dos factores que mais me agradou neste livro foi a grande variedade de épocas retratadas. Gostei particularmente da descrição da vida e dos hábitos dos primeiros seres humanos e da difícil evolução verificada aos longos dos milénios, bem como da vida na Roma Imperial, pois são realidades com as quais eu nunca me tinha deparado em romances históricos. A autora termina a narrativa apenas no século XIX, dando-nos a conhecer as duras condições em que milhares de americanos emigraram para o Oeste do continente. Entretanto, vai-nos dando a conhecer distintos tempos e lugares, desde um mosteiro inglês medieval até uma ilha paradisíaca assolada por piratas no século XVII, entre muitos outros.

2 comentários:

  1. Parece um livro interessante, especialmente por se passar em várias épocas que normalmente não são alvo de grandes romances.
    Fiquei curiosa.

    ResponderEliminar