sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Evangelho Segundo Jesus Cristo, José Saramago

Este livro é uma criação do que poderia ter sido a vida de Jesus Cristo, seguindo os principais acontecimentos do Evangelho bíblico, mas numa perspectiva mais humanizada, não do ponto de vista de Deus mas do ponto de vista dos Homens, e em especial de Jesus e, claro, não poupando críticas às atitudes de Deus e à religião em geral.

Permitiu-me desfrutar da fabulosa escrita de Saramago, que tanto aprecio, e que, sendo tão certeira e incisiva não deixa de ser divertida. Algumas passagens são verdadeiras pérolas literárias.
Apesar de algumas partes serem um pouco maçudas, gostei bastante deste livro, nomeadamente da recriação da vida de Jesus que Saramago tão bem conseguiu fazer, da história magnífica que criou e das personagens que construiu com base nas personagens bíblicas.

3 comentários:

  1. Olá branca de neve
    Devo referir que nunac li este livro nem nenhum de Saramago, tenho muitos aqui em casa acho que pelo menos una sete ou oito. Comecei a ler este mas foi quando saiu e acho que não tinha maturidade ainda para o desfolhar. Fico sempre com a sensação que a escrita de Saramago é dificíl. Quem sabe um dia não me aventuro?!
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do livro. Alem da discrição de Jesus mais humanizada adorei a forma como Saramago olhou para a historia da Igreja Católica e para todas as atrocidades que o homem, aproveitando o nome de Deus, consegui fazer contra a sua própria espécie.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostaria de ler este livro..me interessa muito e gosto do autor...Jose Saramago é um escritor incrivel !!!

    ResponderEliminar