sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Rapariga com Brinco de Pérola, Tracy Chevalier


Sinopse: "No século XVII, em Delft, uma próspera cidade holandesa, tudo tinha uma ordem pré-estabelecida. Ricos e pobres, católicos e protestantes, patrões e criados, todos sabiam o seu lugar. Quando Griet foi trabalhar na casa do pintor Johannes Vermeer, pensou, por isso, que conhecia o seu papel: fazer a lida doméstica e tomar conta dos seis filhos do pintor. Ninguém esperava, porém, que as suas maneiras delicadas, a sua perspicácia e o fascínio demonstrado pelas pinturas do mestre a arrastariam inexoravelmente para o mundo dele. Mas, à medida que a rapariga se tornava parte integrante da sua obra, a intimidade crescente entre ambos ia espalhando tensão e decepção na casa e adquiria a proporção de um escândalo em toda a cidade".
A autora cria a história que poderia estar por detrás do enigmático e célebre quadro Rapariga com Brinco de Pérola, do qual se conhece muito pouco, e cuja misteriosa rapariga, segundo esta versão, puramente imaginativa, seria uma criada do pintor.
Gostei muito deste livro porque retrata muito bem o ambiente histórico em que a acção decorre e as próprias personagens são muito complexas, principalmente o pintor, e a estranha relação que este mantém com Griet. Outro aspecto muito interessante é a interacção com o quadro e as descrições de como nesta altura se fabricavam e preparavam as tintas, e mesmo das técnicas utilizadas na pintura, que não me aborreceram nada. Também podemos ver como o pintor vivia do mecenato e a influência que essa realidade tinha nas obras que produzia.

Sem comentários:

Enviar um comentário