segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Aquilo Que Eu Amava, Siri Hustvedt





Sinopse: "Nova Iorque, 1975. Numa galeria de arte, no Soho, Leo Hertzberg apaixona-se por um quadro, compra-o e decide procurar o seu autor, Bill Wechsler. O encontro entre eles vai dar início a uma amizade que vão manter até ao fim das suas vidas.


Pela voz de Leo, e com o universo altamente simbólico do competitivo e caprichoso meio artístico nova-iorquino como pano de fundo, é-nos desvelada uma história de paixão e tragédia que abarca vinte e cinco anos e envolve o narrador, a sua mulher, Erica, professora de Literatura, a amizade com o provocador Bill, a paixão que secretamente nutre pela musa e segunda mulher deste último, Violet, e os filhos de ambos, Matthew e Mark.


Uma intrincada constelação de ligações que permite a construção de um perturbante léxico de obsessões eróticas e insinuações de violência, à medida que a sua labiríntica história se desenrola e percorre as sinuosidades de um trajecto tão irremediável quanto humano. Ao juntar as vulgares tormentas da vida familiar, as sensibilidades acentuadas dos artistas e uma criminalidade grotesca e surpreendente, Siri Hustvedt leva a cabo uma reflexão sobre o lado negro dos laços familiares, da criatividade e do pesado fardo do amor."


É uma estória bastante densa e muito dura também, cheia de reflexões sobre a arte, a educação, os afectos, as subculturas, os distúrbios alimentares e de carácter, e sobre a vida em geral. As referências a estes temas, por vezes bastante longas, são muito interessantes e estão bem enquadradas, não tornando o livro maçudo. As personagens e as cenas são descritas de tal forma que consegui visualizá-las quase como se estivessem à minha frente. Da mesma forma, as personagens transmitiram-me os seus pensamentos e sentimentos na perfeição, em toda a sua complexidade. Este não é um livro leve nem divertido, mas a sua leitura foi bastante enriquecedora.

2 comentários:

  1. Olá =)

    Deixei 1 selinho pa ti no meu canto.
    http://mira46.blogspot.com/

    Repassa ;)

    Bjocas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar