sexta-feira, 11 de março de 2011

A Rainha Branca, Philippa Gregory

Neste livro, Philippa Gregory conta-nos a vida de Isabel Woodville, a primeira rainha da casa real de Iorque e uma das mais belas e polémicas rainhas da Inglaterra. Esta era uma plebeia, viúva e com dois filhos, que casou com o rei da Inglaterra, inesperadamente, após lhe pedir auxílio numa questão de disputa de propriedades. Apesar de se ter apaixonado perdidamente pelo rei (nada indica que tenha sido apenas interesse) a sua própria filha diz que a mãe “nunca se apaixonaria por alguém que não fosse rico ou importante”. De facto, ao longo de todo o livro está bem patente a enorme ambição de Isabel, mas também o seu amor pelo marido e pela família. Gostei sobretudo da relação que Isabel mantém com a sua mãe e com os seus filhos, amando-os verdadeiramente e não os considerando apenas como herdeiros e meios para atingir a grandeza.

Gostei bastante da presença da magia, dos feitiços e das pragas que Isabel lançava contra os seus inimigos, e da lenda de Melusina, a deusa da água, de que a sua família acreditava que descendia.
As conspirações e batalhas estão descritas de uma forma que as torna empolgantes e o facto de os seus resultados alterarem completamente a vida das personagens levou a que ainda as seguisse com mais interesse.
O final é totalmente aberto, o que aguça a vontade de ler o segundo volume da trilogia – A Rainha Vermelha.
Por fim, a autora incluiu no livro uma nota histórica muito útil, onde nos diz claramente o que é verdade e o que foi ficcionado.
Em suma, adorei este livro, tal como todos os outros que já li de Philippa Gregory.

4 comentários:

  1. Já li este livro há uns tempinhos e sem dúvida que mal ponha as mãos na Rainha Vermelha irei devorá-lo!

    O final como tu disseste foi de tal maneira em aberto que a curiosidade é enorme!

    ResponderEliminar
  2. vou colocar um link deste teu post no meu blog, espero que não te importes...
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    cris

    ResponderEliminar
  3. Tenho tres livros desta escritora cá em casa, começei a ler "Duas irmãs e um rei" estava a adorar, mas feita tonta fui ler as opniões e li uma que contava a história todinha... não consegui pegar mais nele, mas não desisti;)

    ResponderEliminar