sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ler em livrarias

..
Normalmente as livrarias têm uns sofazinhos onde as pessoas se podem sentar e ler um pouco, antes ou em vez de comprarem os livros. Nem sempre as condições são propícias à leitura, mas é uma boa maneira de ler gratuitamente, principalmente livros pequenos, que se lêem em pouco tempo. Até porque são quase tão caros como os grandes, especialmente se são novidade, e proporcionam muito poucos momentos agradáveis.
Eu comecei a ler o livro “Caim”, de José Saramago, de que por acaso estou a gostar bastante, na Fnac e espero acabar em mais uma ou duas visitas a livrarias, para a semana. No princípio, não achei o espaço muito acolhedor. O sofá não passava de um banco almofadado encostado a uma parede e tinha o aparelho de ar condicionado, que fazia um ruído muito irritante, mesmo por cima, mas após algumas páginas envolvi-me de tal forma no livro que o ambiente à volta deixou de me perturbar.
E vocês, costumam ler em livrarias?
.

14 comentários:

  1. O Estranho Caso de Benjamin Button li integralmente numa visita à FNAC. O Homem Lento li ao longo de três visitas, mas ficaram por ler as últimas 50 e nunca mais lhe peguei desde há meses!

    De resto, o mais normal que faço é ler um capítulo, para ver se gosto :)

    ResponderEliminar
  2. Não tenho por hábito ler, mas talvez porque, sinceramente as livrarias da mina terra não têm sofásinhos para ler. Vivo numa terrinha que só tem 1 livraria digna desse nome, e é tão pequena que não tem espaço para essas comodidades.
    Assim sendo, só lá vou quando sei o que euro comprar.

    ResponderEliminar
  3. eu adorava a fnac do chiado por isso até porque tem um espaço mais isolado e lia-se bem :D

    ResponderEliminar
  4. Na minha cidade as livrarias também não nos permitem esse luxo... :(
    Mas tal como a Tinkerbell, também adoro a Fnac do Chiado por isso mesmo! Quando lá vou passo horas lá dentro! Mas infelizmente agora já não vou lá há algum tempo. =(

    ResponderEliminar
  5. Nas livrarias não consigo, mas curiosamente não me faz confusão nenhuma ler nos "meeting points" dos shoppings. Os do Dolce Vita Antas são os meus preferidos. Sofás confortáveis, pouca confusão, música ambiente porreira.

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ò Isabel não sejas provinciana : o que é isso de "meeting points"? fala português (não sei se sabias que é das línguas mais faladas do Universo e das mais belas, ou não fosse a nossa)...são estas caganças que me lixam...

      Eliminar
  6. Nunca li numa livraria... Sou muito possessiva com as minhas leituras, gosto de as ter à mão quando me apetece. Para além disso tenho alguma dificuldade em ler com gente à minha volta.
    Deve ser por tanta gente ler livros nos sofás da FNAC que eles às vezes têm o aspecto que têm, usados, mas vendidos como novos... :)

    Parabéns pelo blogue, vou seguir. :)

    ResponderEliminar
  7. e de pé sem dar pelo tempo passar?

    e lá voltar e não dar com o livro que se deixou a meio, quiçá em ponto de rebuçado?

    e acabar por um comprar um livro lido inteirinho na livraria, ou seja, quando já não era preciso comprar?

    boas leituras!!!

    ResponderEliminar
  8. Costumo, pois claro. Por vezes não estou com muita vontade de olhar para os livros, e aquilo que me apetece mesmo é ler. Já algumas vezes continuei a leitura de livros que tinha em casa (e já estava a ler) numa livraria. E também leio de outros livros, obviamente. Por exemplo, li "O Estranho Caso de Benjamin Button" numa ida à Fnac.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia.

    Queria pedir-lhe se poderia divulgar e criticar o meu livro, Mistério em Connellsville.

    Todas as informações em www.misterioemconnellsville.blogspot.com

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Antes de mais, os meus parabéns. Um livro é um mundo que se oferece a quem nunca, de outro modo, poderia conhecê-lo. Por isso, quer gostemos mais ou menos do gênero ou do livro em si, é sempre uma coisa sublime.
    Criei este blog para falar acerca dos livros que li, não é propriamente um espaço de divulgação literária, mas o seu livro parece interessante e posso muito bem fazer um post sobre ele. Posso apresentá-lo, mas não criticá-lo porque neste momento tenho imensos livros para ler em casa.
    Bjus

    ResponderEliminar
  11. Olá boa tarde.

    Pois eu também sou uma apreciadora dos sofas da FNAC, já li lá muitas sinopse de livros e muitas páginas...

    Os sofas da FNAC fizeram com que eu comprasse alguns livros ou colocasse de parte... guardo no coração com saudade esses momentos.

    Boas atmosferas. :)

    ResponderEliminar
  12. No máximo dos máximos leio um ou dois capítulos. Um livro inteiro até agora nunca tive essa experiência numa livraria! Quem sabe numa próxima não pense nisso... ;)

    ResponderEliminar