sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Jardim de Mulheres - Aminatta Forna

.

.
Esta obra é formada pelos percursos de vida, contados na primeira pessoa, de quatro mulheres da Serra Leoa. Abie é uma jovem natural deste país, cujo pai viajou para a Europa, o que fez com que ela recebesse uma educação de carácter ocidental. Embora visitasse esporadicamente a sua terra natal, acaba por adiar constantemente uma nova visita, devido á instabilidade política vivida no país, até que recebe uma carta de um dos seus primos informando-a de que herdou uma plantação de café do seu avô, um rico guerreiro, e que a faz regressar. No seu país, mergulha nas recordações de algumas das suas tias, filhas de quatro das onze esposas do seu avô, um rico guerreiro. Aquelas confiam-lhe todas as lembranças do seu passado, desde a infância, aos casamentos, às desilusões e à velhice.
As histórias destas mulheres revelam parte da história e da cultura africanas, permitindo recriar o ambiente social deste país ao longo do século XX, nomeadamente a cultura patriarcal, as tradições que à séculos se cumprem e as perturbações políticas vividas na época colonial e na guerra que se lhe seguiu.
Gostei de ler este livro, na medida em que me transmitiu conhecimentos interessantes sobre a cultura deste país. Contudo, na minha opinião o livro transmite poucos conhecimentos rigorosos sobre a evolução política, sendo as informações passadas pouco esclarecedoras acerca da História nacional.
Por outro lado, a narrativa dos acontecimentos não foi capaz de me envolver. Não me parece haver uma linha de acção, transversal às quatro histórias, contadas em paralelo, que mantenha a coesão entre todas. O alternar entre as histórias das protagonistas, passadas em momentos temporais e espaços semelhantes e que não estão suficientemente interligadas, leva a que o leitor vá esquecendo os percursos das várias personagens, perdendo-se no livro.
No entanto, apesar destes aspectos negativos, esta foi uma leitura que me deu prazer, pois permitiu-me obter, de uma forma suave e nada maçadora, bastantes conhecimentos acerca de uma cultura que desconhecia.
.
.
Classificação: 4/6
.

Sem comentários:

Enviar um comentário