segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aurora Boreal, Åsa Larsson

Sinopse "O corpo de Viktor Strandgård, o pregador mais famoso da Suécia, jaz mutilado numa remota igreja de Kiruna, uma cidade do Norte submersa na eterna noite polar. A irmã da vítima encontrou o cadáver, e a sombra da suspeita paira sobre ela. Desesperada, pede ajuda à sua amiga de adolescência, a advogada Rebecka Martinsson, que vive em Estocolmo e regressa à sua cidade natal disposta a descobrir quem é o culpado. No decurso da investigação conta apenas com a cumplicidade de Anna-Maria Mella, uma inteligente e peculiar polícia grávida. Em Kiruna, muita gente tem algo a ocultar e a neve não tardará a tingir-se de sangue."


Mais um policial escandinavo que não é só mais um. Apesar de deixar algumas pontas soltas a história está bem construída e, sobretudo, bem narrada. A autora fez-me sentir fascinada pelas personagens e transmitiu na perfeição o espírito da comunidade onde tudo se passa. Fascinante também é o passado das personagens. A determinada altura da narrativa senti-me tão curiosa em relação ao mistério e ao autor do crime como em relação aos acontecimentos passados da vida das personagens. Estas, na sua maioria, não são aquele tipo de personagens que admiramos, mas são marcantes por serem tão revoltantes. Estou a referir-me, sobretudo, a Sanna e aos seus pais. Revoltante, igualmente, o papel da Igreja e dos seus pastores na comunidade e as suas acções. Talvez por causa destas situações (longe de serem ultrapassadas), o tom do livro seja um pouco melancólico. Contudo, acaba com uma nota de esperança, a meu ver.

Espero que o outro livro da autora resolva alguns dos assuntos deixados em aberto neste livro, ainda por cima passando-se no mesmo local, para além de ter a mesma protagonista.

2 comentários:

  1. Tenho muita vontade de o ler!...
    Mas, infelizmente, não será uma leitura para breve. ;)*

    ResponderEliminar
  2. Tenho-o em casa e com muita vontade de o ler.

    Tenho bastantes expectativas.

    tempo, haja tempo..

    ResponderEliminar