Este livro é uma criação do que poderia ter sido a vida de Jesus Cristo, seguindo os principais acontecimentos do Evangelho bíblico, mas numa perspectiva mais humanizada, não do ponto de vista de Deus mas do ponto de vista dos Homens, e em especial de Jesus e, claro, não poupando críticas às atitudes de Deus e à religião em geral.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
O Evangelho Segundo Jesus Cristo, José Saramago
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Vinte Cinco a Sete Vozes, Alice Vieira
Este livro consiste no relato, por parte de sete pessoas de três gerações diferentes, dos seus conhecimentos e memórias relativos ao 25 de Abril de 1974. Foca-se, essencialmente, em memórias do que era a vida antes desse dia histórico, e das alterações imediatas que a revolução imprimiu no quotidiano da população. Procura transmitir a mensagem de que é necessário preservar a memória do que foi o Estado Novo, nomeadamente transmitindo-a aos mais jovens, para que não se subvalorizem determinados padrões de vida e pensamento hoje vigentes e que uma situação semelhante não volte a ocorrer no nosso país.
Vinte e Zinco, Mia Couto
A acção decorre numa pequena vila colonial de Moçambique, nos dias imediatamente antes e logo após o 25 de Abril de 1974. A notícia da revolução ocorrida em Lisboa vai representar uma pedrada no charco, que vai abanar completamente a rotina dos habitantes desta pequena vila e fazê-los trocar instantaneamente de posições. Os moçambicanos vêem as suas esperanças de um Moçambique independente e livre crescerem exponencialmente, enquanto os poucos colonos brancos se interrogam sobre o que fazer face à perspectiva de uma onda de violência ou simplesmente desaparecem de mansinho. A queda do regime da Metrópole afecta especialmente Lourenço Castro, o inspector chefe da PIDE local, e a sua família.