sábado, 27 de agosto de 2011

The Ring: O Aviso, Koji Suzuki

Sinopse: “Numa noite em Tóquio quatro jovens morrem simultaneamente, vítimas de paragem cardíaca. O jornalista Asakawa começa a investigar este estranho caso e descobre que os quatro amigos viram juntos uma cassete de vídeo, uma semana antes de morrerem. Quando Asakawa vê essa cassete de vídeo, é avisado que também ele tem uma semana de vida a não ser que consiga decifrar a sua mensagem subliminar. A partir daí, solucionar este mistério torna-se absolutamente urgente e imprescindível. The Ring - O Aviso é o livro que inspirou o filme de culto japonês Ringu, em 1998, e a versão americana de sucesso, The Ring, em 2002. Mesmo para quem já viu os dois filmes, a surpresa é garantida ao ler este livro, pois a sua adaptação ao cinema alterou as personagens e o final.”

A premissa do livro é muito interessante, mas o autor não tem uma forma de escrever muito cativante, o que torna o livro em algumas partes um pouco maçador, à excepção de algumas cenas mais fortes, e das últimas páginas, em que adquire mais ritmo e emoção. Além disso, não me identifiquei com as duas principais personagens. No entanto, é uma boa história e fiquei com vontade de ler a continuação.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cinza e Poeira, Yrsa Sigurdardóttir

Sinopse: "
Trinta anos após a mais sensacional erupção vulcânica da Islândia, nas Ilhas Westland, foi permitido aos antigos habitantes revisitarem os seus lares soterrados pela cinza e pela lava.
Markus Magnusson descobriu na cave da sua casa de então três cadáveres e várias cabeças. Quando interrogado pela polícia, declarou que, a pedido de uma amiga de infância, fora recuperar uma caixa que aí tinha escondido 30 anos atrás, pouco tempo antes da fuga da catástrofe. Mas eis que a amiga é assassinada antes de poder desvendar o conteúdo da tal caixa. Este é o ponto de partida para uma empolgante investigação policial da advogada Thóra Gudmundsdóttir, que irá encontrar muito segredos de família e fantasmas que continuam a assombrar a chamada Pompeia do Norte."
Antes de dar a minha opinião sobre o texto em si, queria salientar a deficiente revisão do texto por parte da editora. O livro está cheio de gralhas, faltando palavras em como “de” ou “que” em muitas frases e estando muitas vezes o feminino e o masculino trocados. É certo que todos os livros têm erros destes, mas este tem muitos mesmo. Até a sinopse da contracapa tem erros, afirmando que se descobriram na cave três cadáveres e várias cabeças, quando no livro se fala apenas de uma cabeça.
Parti para a leitura deste livro com expectativas muito elevadas, que não se justificaram totalmente. O livro prendeu-me desde o início, em momento nenhum me aborreceu. Deixou-me sempre a pensar como poderia aquele caso ter uma resolução e na relação entre os vários acontecimentos. O final é totalmente inesperado, embora tenha deixado de fora várias pontas soltas. Contudo, não posso dizer que tenha sido um livro brilhante. Penso que a história podia estar mais bem contextualizada, ainda por cima decorrendo num local tão original. A maioria das personagens não me provocou grandes emoções, sobretudo a investigadora, que é bastante banal. A excepção é Tinna, sobre a qual gostaria de ter sabido mais e que a autora deixa um pouco pendurada.